AQUI VOCÊ ENCONTRA AS MELHORES RECEITAS PARA PIZZAS

AQUI VOCÊ ENCONTRA AS MELHORES RECEITAS PARA PIZZAS

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A HISTÓRIA DA PIZZA



A HISTÓRIA DA PIZZA

Na cidade de Nápoles, Itália, havia uma massa chamada lagano, de espessura muito e diferente dos pães da época da idade média, esta massa, era assada e cortada em fatias uniforme posteriormente cozida com legumes.

A pizza totalmente diferente do pão cuja origem pode-se atribuir a evolução da massa do pão. Os antigos egípcios detinham o talento da descoberta da fermentação para a massa feita do trigo. Acredita-se que daí começou-se a enriquecer a massa de formato achatada com outros ingredientes, como ervas azeitonas e queijo.

Já os gregos e romanos criavam pães parecidos. A receita do moretum, que é uma massa sem fermentação, assada, recheada ao vinagre e azeite, coberta com fatias de alho e cebola crua. Caso essa massa fosse fermentada, naquela época, eles, teriam encontrado o segredo de fazer a pizza.

O nome original da pizza foi picea, que depois na cidade de Nápoles se transformou na palavra pizza. No sul da Itália o nome pizza abrange as massas fritas e recheadas.

A pizza ganhou muito mais sabor, com o uso do tomate trazido para a Europa pelos Americanos.

No século XVII, a cidade de Nápoles enriqueceu a qualidade da pizza graças a criatividades dos padeiros da época, juntando ao prato; azeite, alho, muzzarela, anchova e até mesmo peixes como recheio. Ao dobrar as massas da pizza nascia o famoso calzone.

Em 1830 foi inaugurada a primeira pizzaria Napolitana, chamada Port Alba, que obteve grande sucesso e virou ponto de encontro de artistas, pintores, poetas e escritores famosos da época. Como o Alexandre Dumas que mencionou em uma de suas obras as formas de pizzas mais populares na segunda parte do século XIX.

O autor de Os Três Mosqueteiros chegou mesmo a anotar a receita de uma pizza feita com banha, toucinho derretido, queijo, cicinelli e tomate.

No ano de 1889, o Rei Umberto I e a Rainha Margherita no verão visitaram Nápoles no palácio Capodimonte. A rainha queria muito conhecer o prato típico da cidade.

Ela jamais havia provado uma pizza. Daí foi chamado ao palácio o pizzaiolo, Don Raffaelo Esposito.

Espósito acompanhado de sua mulher foi apresentado ao Rei e a Rainha, que depois foram conduzidos à cozinha do palácio para preparar até então desconhecida pizza pelos nobres.

Os Reis apreciaram diversos tipos de pizza, mas a que mais agradou a Rainha foi uma que continha as três cores da bandeira da Itália verde, branco e vermelho, ressaltadas pela muzzarela, pelo tomate e pelo basilicão.

O comerciante, Don Raffaelo batizou-a de Pizza Alla Margherita, o que lhe deu excelentes lucros, no seu restaurante, e brilho a história da culinária Italiana. Com a Pizza Napolitana Alla Margherita, Nápoles conquistou a Itália. Para depois conquistar o mundo como os mais variados sabores.